Conheça alguns exercícios indicados para o seu cãozinho

Exercícios são essenciais para manter a saúde física e mental em boas condições. Para os animais, fazer atividade física também é importantíssimo para se manterem saudáveis e liberarem a energia que acumulam quando estão em casa.

Eles precisam ser acostumados e incentivados desde filhotes a se exercitarem para não se tornarem ansiosos, estressados ou obesos. E essa prática se torna ainda mais importante para o cachorro adulto, já que a chance de aparecer problemas de saúde nessa fase aumenta.

Confira uma lista com cinco exercícios indicados para fazer com o seu animal de estimação:

  1. Agility

O agility, esporte canino que tem se destacado ao redor do mundo, é uma alternativa ideal para quem busca atividades físicas mais intensas para os bichinhos.

A atividade é praticada em duplas, com o cão e o seu dono, e tem seus objetivos básicos fundamentados no hipismo: cumprir um circuito de obstáculos sem infrações e no menor possível. Assim, esse exercício se torna uma prova de habilidade, utilizando a velocidade como critério de desempate onde são usados obstáculos e equipamentos especiais.

  • Canicross

Esse esporte consiste em praticar corrida em terreno rústico, onde o cão e seu tutor correm lado a lado interligados como uma corda elástica. Originário da Europa, o exercício se tornou hábito para alguns esportistas “pais” de animais de estimação.

O canicross, além de melhorar a condição física do tutor e seu animal, também aumenta a ligação entre ambos. É um esporte democrático porque permite que diversas raças sejam praticantes, mas há algumas restrições. “Os cães braquicefálicos (como o Pug, Buldogue Inglês, Buldogue Francês, Boston Terrier, Boxer) não podem fazer práticas muito intensas, pois possuem uma conformação de focinho que torna o trato respiratório mais curto e comprimido, dificultando a respiração e oxigenação adequada para uma atividade de alto esforço”, explica o veterinário Willian Oliveira.

  • Natação

A natação canina pode ser o exercício ideal para o seu cachorro fazer uma atividade de pouco impacto ou tratar um problema físico. Ela beneficia o cachorro em diversos aspectos diferentes, como tratamento de fraturas, dor nas articulações e estresse muscular.

Nadar com frequência permite que os cachorros treinem respiração, o que ajuda na circulação do sangue no corpo e é muito saudável. Assim como nas pessoas, a natação também ajuda os animais com sobrepeso para que queimem calorias e gordura.

É normal que alguns cães tenham aversão à água. Não são todas as raças que tem familiaridade com a natação logo de início, como Golden Retrivier e Labrador. O uso de coletes salva-vidas pode ser uma boa opção para o seu cãozinho se acostumar com o exercício.

  • Caminhadas

Alguns podem achar o exercício mais básico, mas não o torna menos importante e eficiente. Caminhar todos os dias com o seu cão também permite que ele gaste a energia acumulada dentro de casa e queime calorias adquiridas. Levar um brinquedo pertencente ao bichinho também ajuda para que a caminhada com o tutor seja um momento de diversão.

Priorize sempre parques e espaços destinados à diversão. Evite correr nas ruas e calçadas, onde o perigo é constante. Após o exercício, certifique-se que as patas do animal não estão machucadas de alguma forma e as lave bem.

Lembre-se: consulte sempre o veterinário de sua confiança antes de priorizar qualquer um dos exercícios e verifique se o seu cachorro está apto para fazê-lo.