Lúcio Vicente, Head de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil
Há um ano, começamos uma nova jornada no Carrefour, uma jornada de aprendizado e superação. Com o caso Manchinha, nos vimos envolvidos numa situação inimaginável, uma situação inaceitável. E foi diante de tamanho desafio, que resolvemos mergulhar sem medo nesse tema e apoiar essa causa – a do abandono animal – no Brasil.
Particularmente vivenciei este processo em dois momentos. O primeiro como todas as pessoas, tentando entender o ocorrido e saber como poderia ajudar, e o segundo momento, quando assumi a responsabilidade de dar continuidade ao propósito que a empresa adotou, para promover ações de engajamento de todos sobre o tema dos animais abandonados. Mas como fazer isso? Como mudar a realidade do abandono? Como apoiar a causa animal de maneira a participar toda a sociedade?

Para efetivamente realizar este compromisso, abraçamos o tema e nos cercamos de parceiros. Parceiros que estavam e estão dispostos a nos ensinar e construir juntos, para sermos genuinamente e cada vez mais agentes de transformação, entendendo que o lamentável episódio não é exclusividade de uma empresa, e que se não atuarmos coletivamente, poderá se repetir em qualquer lugar do país. Por isso, hoje temos um plano estruturado para ajudar o maior número possível de animais abandonados a sair dessa condição e evitar que novos animais sejam abandonados. Com isso, acabamos nos tornando referência para outras empresas que nos procuram para entender como superarmos o ocorrido e passamos a atuar de forma consistente para a causa animal.
ONGs como AMPARA Animal, São Lázaro e Comissão Manchinha nos ajudaram e, hoje, somamos mais de 5.800 cães e gatos apoiados pelas nossas doações. Foram cerca de 14.000 quilos de ração, 1.980 castrações e dezenas de eventos de adoção pelo país.
Foram diversas ações realizadas, dentre elas aderimos ao Abril Laranja, um mês de combate à crueldade contra os animais. Todos os nossos canais de comunicação divulgaram material educativo e vídeos para combater a violência, e orientaram nossos públicos em como identificar e denunciar maus-tratos. Enviamos, a ONGs comprometidas com a causa animal, doações de roupinhas, de camas, de brinquedos, na primeira Campanha do Agasalho Pet feita no Brasil. Apoiamos eventos culturais e patrocinamos “O Mundo Animal de Bibi”, um belíssimo projeto de conscientização infantil idealizado pela AMPARA.
Criamos o Pet Day, em apoio a entidades de acolhimento e defesa animal, cujo objetivo é reverter a elas parte da renda obtida com a venda de produtos pet nas nossas lojas.
Para tornar transparente e público tudo o que temos feito, criamos o Blog Carrefour pelos Animais (carrefour.com.br/causa-animal), um espaço de compartilhamento de informações, troca de experiências e de histórias de vida, de nossas vidas com nossos animais de estimação. Além disso, em parceria com o Portal Catraca Livre, lançamos um canal na web sobre o tema.
Todos os nossos funcionários foram impactados por campanhas internas de comunicação para o assunto e profissionais terceirizados tiveram treinamentos específicos. Todo o nosso efetivo de segurança e todos os nossos líderes foram sensibilizados para a causa.
Queremos contribuir cada vez mais para que a sociedade se torne consciente da importância de agirmos para retirar os animais das ruas, promovendo mais adoções e apoio às entidades e protetores que atuam há anos para mudar a realidade de abandono de tantos animais.
A luta em defesa dos animais é de todos nós, uma luta por um mundo mais acolhedor e respeitoso para todos. Agradeço por poder fazer parte da mudança e te convido para também fazer parte dela.