A defesa da causa animal, compromisso permanente do Grupo Carrefour

Lúcio Vicente, Head de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil

Há um ano, começamos uma nova jornada no Carrefour, uma jornada de aprendizado e superação. Com o caso Manchinha, nos vimos envolvidos numa situação inimaginável, uma situação inaceitável. E foi diante de tamanho desafio, que resolvemos mergulhar sem medo nesse tema e apoiar essa causa – a do abandono animal – no Brasil.

Particularmente vivenciei este processo em dois momentos. O primeiro como todas as pessoas, tentando entender o ocorrido e saber como poderia ajudar, e o segundo momento, quando assumi a responsabilidade de dar continuidade ao propósito que a empresa adotou, para promover ações de engajamento de todos sobre o tema dos animais abandonados. Mas como fazer isso? Como mudar a realidade do abandono? Como apoiar a causa animal de maneira a participar toda a sociedade?

Para efetivamente realizar este compromisso, abraçamos o tema e nos cercamos de parceiros. Parceiros que estavam e estão dispostos a nos ensinar e construir juntos, para sermos genuinamente e cada vez mais agentes de transformação, entendendo que o lamentável episódio não é exclusividade de uma empresa, e que se não atuarmos coletivamente, poderá se repetir em qualquer lugar do país. Por isso, hoje temos um plano estruturado para ajudar o maior número possível de animais abandonados a sair dessa condição e evitar que novos animais sejam abandonados. Com isso, acabamos nos tornando referência para outras empresas que nos procuram para entender como superarmos o ocorrido e passamos a atuar de forma consistente para a causa animal.

ONGs como AMPARA Animal, São Lázaro e Comissão Manchinha nos ajudaram e, hoje, somamos mais de 5.800 cães e gatos apoiados pelas nossas doações. Foram cerca de 14.000 quilos de ração, 1.980 castrações e dezenas de eventos de adoção pelo país.

Foram diversas ações realizadas, dentre elas aderimos ao Abril Laranja, um mês de combate à crueldade contra os animais. Todos os nossos canais de comunicação divulgaram material educativo e vídeos para combater a violência, e orientaram nossos públicos em como identificar e denunciar maus-tratos. Enviamos, a ONGs comprometidas com a causa animal, doações de roupinhas, de camas, de brinquedos, na primeira Campanha do Agasalho Pet feita no Brasil. Apoiamos eventos culturais e patrocinamos “O Mundo Animal de Bibi”, um belíssimo projeto de conscientização infantil idealizado pela AMPARA.

Criamos o Pet Day, em apoio a entidades de acolhimento e defesa animal, cujo objetivo é reverter a elas parte da renda obtida com a venda de produtos pet nas nossas lojas.

Para tornar transparente e público tudo o que temos feito, criamos o Blog Carrefour pelos Animais (carrefour.com.br/causa-animal), um espaço de compartilhamento de informações, troca de experiências e de histórias de vida, de nossas vidas com nossos animais de estimação. Além disso, em parceria com o Portal Catraca Livre, lançamos um canal na web sobre o tema.

Todos os nossos funcionários foram impactados por campanhas internas de comunicação para o assunto e profissionais terceirizados tiveram treinamentos específicos. Todo o nosso efetivo de segurança e todos os nossos líderes foram sensibilizados para a causa.

Queremos contribuir cada vez mais para que a sociedade se torne consciente da importância de agirmos para retirar os animais das ruas, promovendo mais adoções e apoio às entidades e protetores que atuam há anos para mudar a realidade de abandono de tantos animais.

A luta em defesa dos animais é de todos nós, uma luta por um mundo mais acolhedor e respeitoso para todos. Agradeço por poder fazer parte da mudança e te convido para também fazer parte dela.