A adoção de animais é uma forma de contribuir para que este quadro triste se reverta. Contudo a adoção dever ser responsável, com consciência das necessidades e direitos do animal a ser adotado:
1 – A família toda deve consentir, respeitar e, se possível, colaborar para cuidar do novo ente da casa. Se todos dividirem as tarefas no trato do animal ele estará muito bem acolhido.
2 – Esteja ciente dos custos. Os animais precisam de ração e água à disposição, de um espaço adequado para brincar, não devem ser acorrentados e precisam regularmente de atendimento veterinário.
3 – Não procrie seu animal. A castração é um ato de amor, ela contribui para o controle populacional dos animais, auxilia no comportamento, evita fugas, doenças como câncer e piometra, acaba com disputa territorial, brigas e xixi fora do lugar.
4 – Animais não são descartáveis. Quando for tirar férias, providencie algum lugar para seu amigo ficar ou alguém que vá até a sua casa para cuidar dele. Existem muitos hotéis pets e cuidadores para te ajudar. Além disso, caso mude de país, cheque a legislação. A maioria dos lugares permitem a entrada de animais domésticos com seus donos e as companhias aéreas fazem esse transporte regularmente.
4 – Gatos precisam de proteção dobrada. Telas e redes de proteção são indispensáveis para que o animal não caia. Além disso, não permita as “voltinhas noturnas”. O animal pode procriar, ser envenenado, se perder ou ser atropelado.
3 – Em caso de cães, passeios são imprescindíveis e devem ser feitos antes das 10h e depois das 16h, ou o sol pode queimar suas patinhas. Lembre-se, as necessidades do animal devem ser recolhidas.
5 – Eduque de forma carinhosa seu animal. É necessário impor limites, conforme orientação do veterinário responsável, de forma firme, mas nunca cruel. Lembre-se, filhotes requerem atenção dobrada. Nessa fase de desenvolvimento, é preciso paciência dobrada.
Quais são os requisitos?
O adotante deve ter mais de 18 anos, apresentar o comprovante de residência e o RG, permitir visitas, ter uma forma segura de transportar o animal e passar pela triagem, que avalia questões ligadas ao perfil familiar, rotina do adotante, histórico com animais, segurança e necessidades do animal.
Essa é a Alcione
Ela é cheia de vida e carinhosa. Adora relaxar depois das brincadeiras
Quer um amigo para a vida toda? Entre em contato com a AMPARA Animal através do e-mail: adote@amparanimal.org.br
#naocompreadoteBela é muito carinhosa e assumiu o papel de mãezona dos filhotes que convivem com ela.
Muito protetora e carinhosa.
Quer ela na sua família? Escreva um para nós clicando abaixo:
adote@amparanimal.org.br
#nãocompreadote
Essa fofura se chama Zeca.
Ele é muito brincalhão e companheiro.
Quer um amigo para a vida toda? Entre em contato com a AMPARA Animal através do e-mail: adote@amparanimal.org.br
#naocompreadoteBarto é muito lindo e bonzinho. Adora tirar uma sonequinha sob o sol.
Se apaixonou por ele também? Entre em contato com a AMPARA Animal através do e-mail: adote@amparanimal.org.br
#naocompreadote