Você já deve ter ouvido falar em gravidez psicológica, mas já ficou sabendo de casos que afetam cadelas? Pois é possível que cachorras sejam afetadas por esta doença, em especial aquelas que não foram castradas.
Os sintomas da pseudociese (falsa gravidez), apesar de duraram em média duas semanas, podem ser bastante dolorosos para a cadela. Os sintomas são principalmente físicos: produção de leite, inchaço abdominal, agressividade, sentimento de possessão com o ninho, falta de apetite, tristeza e apatia. Tudo isso costuma ser comum numa gravidez, e aparece em diagnósticos de gestação psicológica.
É óbvio que é muito importante contatar o seu veterinário assim que começar a notar sinais e sintomas, e é necessário ter a consciência de que é possível ter casos recorrentes da doença no mesmo animal. O diagnóstico correto se faz necessário, também, pois é possível que mudanças físicas acabem facilitando o surgimento de outras complicações, como a endometriose e inflamações no útero, causando dor e outras complicações.
Na maioria dos casos as fêmeas retomam ao comportamento normal após esse período de duas semanas de “gestação”, mas há casos em que necessário contar com a ajuda de medicamentos e até a recomendação de castração. Tudo isso deve ser definido por especialistas, então, novamente, ressaltamos a importância do diagnóstico e acompanhamento.
Ficar atento aos sinais de sua cadela é o mais importante: preste atenção e na dúvida, recorra ao veterinário. Doenças como essa têm tratamento e, em muitos casos, solução, então nada melhor do que evitar complicações, não é mesmo?