A vitamina D parece ter ressurgido em conversas e consultórios médicos nos últimos anos. Muitos profissionais da saúde têm reforçado a importância dela para o nosso bem-estar, para a saúde dos ossos e para o bom funcionamento do sistema imunológico, mas e os animais? Precisamos nos preocupar se o nosso bichinho de estimação possui bons níveis?
Sim, os animais também precisam de bons níveis de vitamina D para garantir um bom funcionamento do organismo. Mas, a diferença é que eles não são capazes de metabolizar o hormônio através da exposição à luz solar. A melhor alternativa para os animais é pela suplementação.
Mas aí você se pergunta: como saber se meu animal está com deficiência da vitamina? É essencial, primeiramente, que você agende uma consulta com o seu veterinário. É ele quem pode lhe dar o diagnóstico correto, com a dosagem correta para o seu pet.
A deficiência da vitamina pode ajudar em casos de osteoporose, raquitismo e na mineralização insuficiente do esqueleto do animal. Em gatos, especificamente, existe a possibilidade do surgimento de danos neurológicos.
Com os níveis de vitamina D em dia, você afasta o risco de diversas doenças, como hipertensão, diabetes, tumores, e mais outras condições. A dieta/suplementação correta também vai auxiliar na imunidade dos animais, sendo um importante complemento para diferentes tratamentos.
É sempre importante você realizar exames com regularidade em seus animais, e consultar o seu veterinário se surgirem dúvidas ou suspeitas de sintomas. O Carrefour Pelos Animais e a AMPARA Animal estão aqui para ajudar, e você pode conferir também esses outros conteúdos sobre saúde animal que já postamos por aqui:
– O que o seu animal de estimação não pode comer?
– Tire suas dúvidas sobre o efeito do coronavírus nos animais