Donos de pet com certeza já viram essa cena: chega a noite, você se deita, e seu animal fica olhando, ‘pedindo com os olhos’ para subir na cama e dormir você. Mas, quem aqui também fica se perguntando se é certo mimar seu bichinho, e, até mesmo, se é seguro e saudável que seu pet durma junto de você na cama? Então esse post é para você!
Primeiro, vamos falar do assunto de uma maneira mais emocional. Todo mundo aqui ama o seu pet, e faria de tudo por ele, disso não temos dúvidas. É sempre bom pensar em criar em seu cachorro um pouco de independência emocional, para que ele sofra menos em momentos que tiver que ficar sozinho. Ninguém aqui gosta de sofrimento, mas existem pequenos comportamentos e ensinamentos que podemos passar para que nossos animais não sofram depois de maneira desnecessária. Se você se considera um dono muito permissivo, pode começar revendo alguma atitude simples, como não deixar que ele suba na cama na hora de dormir, para começar a impor limites. Só é importante não causar também um trauma nessa ‘educação’: fique sempre atento ao comportamento do seu animal, e avalie se vale a pena a atitude.
Agora, vamos falar da questão da saúde. Aqui no Carrefour Pelos Animais abordamos o tema da saúde animal e costumamos trazer sempre o ponto de vista de como melhorar a qualidade de vida dos nossos bichos de estimação.
Mas também importante quanto a saúde deles é a nossa saúde, também. Quando falamos de doenças animais que são transmissíveis para humanos, falamos de zoonoses: você já ouviu falar de algumas, como a leptospirose, transmitida por roedores, mas cães e gatos também podem transmitir enfermidades.
Nossos animais andam pela rua e por espaços públicos, o que pode favorecer a transmissão. Os animais também podem pisar, sem querer, em suas próprias necessidades, um outro fator de transmissão que devemos tomar cuidado.
Se por um lado é importante estar atento a esses perigos, é bom entendermos que existe quem defenda que animais durmam na cama como uma forma de reforçar o vínculo emocional. Então que tal estipular certos horários e momentos para ter essa ‘companhia extra’ no colchão? Assim, todos saem ganhando.
Para finalizar, sempre recomendamos aqui que você mantenha as consultas com o veterinário em dia, e que seu animal esteja devidamente vermifugado. Assim, todo mundo fica saudável, feliz e juntinho!