gato tomando remédio na boca

Como dar remédio para o seu pet?

Chegou a hora: seu animal precisa tomar um remédio, e você não sabe exatamente o que fazer. Olha na caixa, vê que são em forma de comprimido, e pensa: “vou esconder na comida dele, ele nem vai perceber”. Mas seu pet nem dá bola. Afinal, existem truques e maneiras corretas de medicar nossos animais de estimação.

Primeiro, é sempre importante manter o calendário de visitas ao veterinário atualizado, além da carteirinha de vacina. Dito isso, e com o diagnóstico correto, você percebe que o pet precisará ser medicado.

Inicialmente, tente oferecer na sua mão, como se fosse um petisco. Deixe o animal cheirar, analisar. Em alguns casos, animais nem ‘identificam’ que se trata de um remédio, e o ingerem sem muitos problemas.

Para quem tem dificuldades nessa hora, pode tentar o truque de esconder o medicamento em uma comida úmida que ele goste muito. A ideia é camuflar o medicamento.

Se mesmo assim seus problemas não acabaram, então nós temos mais algumas recomendações. Primeiro: não cause estresse desnecessário, e isso vale até para os donos! Se sentir que o animal está muito agitado, converse com seu veterinário, às vezes pode haver uma solução feita com a aplicação de injeção, o que pode ajudar.

O veterinário também é uma importante fonte para métodos de fazer com o seu animal engula o medicamento. Na internet existem matérias trazendo dicas, métodos, mas nós recomendamos que você converse com um profissional antes de tentar fazer qualquer coisa.

Esses períodos nem sempre são fáceis, mas é sempre importante não tensionar o pet além do necessário. Não transpareça frustração, e sempre um tom de animação e brincadeira. Assim, você mostra para ele que não existe perigo ali.

Qualquer dúvida, sugestão, ou história, você pode compartilhar nos nossos comentários aqui embaixo. Esperamos você lá!

Clique e confira mais matérias do Carrefour pelos Animais sobre saúde