cachorro filhote olhando para a câmera

Como saber quando posso passear com o meu cachorro?

Quem aqui adotou um pet ainda filhote, com certeza já teve essa dúvida: quando é que eu posso começar a levar o meu cachorro para passear? Pois a gente aqui no Carrefour Pelos Animais vai tirar a sua dúvida!

O primeiro ponto a ter em mente é que filhotes, por estarem em seu começo de vida, possuem um sistema imunológico que não está totalmente desenvolvido. Isso significa que eles estão mais propensos a contrair alguma doença que, caso estivessem em uma fase mais adulta, não causaria nenhum tipo de comprometimento. Por isso a vacinação é essencial.

São as doses de vacinas que irão proteger o seu animal. A AMPARA Animal, nossa parceira e que nos ajuda com eventos de adoção, já realiza todo esse trabalho de vacinação, mas, caso você adote através de uma outra entidade, é sempre bom perguntar se o calendário de vacinação está em dia. Também é extremamente necessário que você mantenha as visitas ao veterinário em dia, pois é ele que irá avaliar e acompanhar as vacinações depois da adoção.

Mas como o cachorro pode contrair esses vírus? Existem alguns organismos muito resistentes, que sobrevivem por meses ou até anos no chão, e que podem infectar seu animal. Por isso é necessário proteger seu animal, e aguardar essa fase inicial.

Caso você precise sair com o seu animal e não tenha alternativas, existe a recomendação de sempre carregá-lo no colo, evitando o contato com o chão. É sempre bom ter em mente que é necessário também evitar o contato com outros animais desconhecidos, pois é mais um vetor de possível contaminação.

Se você tem dúvidas, evite riscos desnecessários. Mantenha as consultas com o veterinário em dia, assim como o calendário de vacinação. Cuidado nessa fase inicial da vida é mais do que essencial para garantir saúde e longevidade para os pets.