passarinho dentro de gaiola

Abril Laranja e o combate aos maus tratos contra animais

Aqui no Carrefour Pelos Animais já falamos a respeito do Abril Laranja e da sua importância na conscientização e combate aos maus tratos contra animais. Realizar atos de crueldade ou abandono para com animais é crime no Brasil, previsto no artigo 31 da Lei Federal nº 9.605/98, cuja pena pode variar de três meses a um ano de reclusão, mais o pagamento de multa.

Quando falamos no tema, a gente comumente pensa em animais de estimação como cães e gatos, mas é importante também destacar, como nossos parceiros de AMPARA Animal fizeram em seu blog, que os maus tratos ocorrem com outras espécies também.

Já pensou que o passarinho que vive em uma gaiola pode estar passando por momentos de grande estresse e negligenciamento de cuidados básicos? Ou que uma cobra, um animal que pode ser de estimação, desde que sejam respeitadas regras do Ibama, pode estar vivendo em um ambiente não adequado?

Por isso é tão importante o abril laranja: não é apenas uma data simbólica, mas um momento de reflexão e atenção com cuidados básicos que cada espécie merece ter.

Em seu texto, a AMPARA Animal propõe uma reflexão que achamos muito importante: “Se precisamos limitar o comportamento de um animal selvagem para que ele se enquadre nos moldes da nossa vida, isso é claramente uma forma de infringir o bem-estar deste animal.”Se você presenciou ou presenciar qualquer tipo de maus tratos, denuncie! Ao saber de um caso, qualquer pessoa pode acionar a Polícia Militar através do telefone 190. Para quem mora em São Paulo, também existe a possibilidade de contatar a Delegacia Eletrônica de Proteção aos Animais (DEPA), onde você pode fazer denúncias de casos. O serviço é válido para todo o estado, e você pode acessar o site da DEPA clicando aqui. O Ibama e a Polícia Militar Ambiental também são canais que podem ser acessados para a realização de uma denúncia direta.