Animais podem transmitir ou contrair o Coronavírus?

O mundo vive um momento de incertezas com a proliferação de casos do COVID-19. Entre essas inúmeras dúvidas, uma das primeiras que vêm à mente daqueles que possuem um pet é: meu animal pode ficar doente também?

Entender a gravidade e que medidas de prevenção tomar agora é essencial, então já queremos iniciar o texto informando que cães e gatos não transmitem coronavírus. Segundo o virologista Prof. Dr. Paulo Eduardo Brandão, do departamento de medicina veterinária preventiva da saúde animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, os animais podem ser contaminados por uma variedade de coronavírus que não possuem relação com o vírus que afeta os seres humanos atualmente. Também não há evidências de que os animais sirvam como ‘meio de transporte’ para propagar a doença para seres humanos.

Segundo o médico veterinário Dr. Regis Patitucci, apesar dos cenários mudarem rapidamente, esta pandemia, da maneira como se comporta hoje, não oferece riscos aos animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS), também já descartou a possibilidade de transmissão do vírus para animais.

Independentemente de qualquer risco, o Carrefour Pelos Animais quer reforçar que é extremamente importante manter a higiene, tanto dos donos como dos animais. Não se esqueça de lavar as mãos, usar álcool em gel quando necessário, lavar também as patinhas do seu animalzinho e, se possível, fique em casa. Todo mundo protegido contra o coronavírus!

Fonte: AMPARA Animal