Como ajudar um animal abandonado

O abandono de animais é uma triste realidade que pode ser vista em cidades de todo o país. Com certeza o leitor deste blog já se deparou com um bichinho vagando sozinho pelas ruas, perdido, mas não é todo mundo que sabe exatamente como proceder nessa situação e ajudar.

Se você encontrar um animal abandonado, temos algumas dicas para ajudar no resgate e nos procedimentos que devem ser tomados para garantir o cuidado e a saúde do bichinho:

  1. Aproxime-se com cuidado do animal. Muitos são dóceis, mas existe a possibilidade de se assustarem e ficarem ariscos com a aproximação;
  2. Leve-o ao veterinário. No local, os bichinhos receberão todos os cuidados necessários como: vacinas, castração e vermifugação; 
  3. Se for da sua escolha, adote e cuide com todo o amor do mundo;
  4. Caso opte em não adotar, procure um lar para o animal. O primeiro passo é priorizar amigos ou familiares que estejam dispostos a ajudar e arcar com os custos necessários, lar temporário, taxi dog, alimentação, etc.;
  5. Procure uma ONG de proteção animal e peça ajuda para divulgação do animalzinho nas redes sociais para adoção e pergunte como ele pode participar dos eventos de adoção da ONG.

 A AMPARA Animal pode te ajudar, basta preencher com esse link com todas as informações solicitadas: https://app.pipefy.com/public/form/wLsiGg40. E é válido lembrar que a divulgação só pode ser feita se o animalzinho estiver castrado e vacinado =)

Abrigos e ONGs apenas sobrevivem com recursos financeiros de doações. Portanto, colabore com quantias em dinheiro, materiais de limpeza, ração e medicamentos. Caso não consiga ajudar com esses recursos, há outras formas de contribuir. O trabalho voluntário é uma experiência única e os pets recebem o melhor presente de todos: amor e carinho.