Dia Mundial dos Animais: Carrefour e AMPARA Animal juntos pela causa animal

Este domingo, 04 de outubro, o Carrefour pelos Animais celebra mais um Dia Mundial dos Animais. A data é importante não só para enaltecer a importância dos bichinhos, mas também exige atenção e responsabilidade para entendermos os desafios postos por uma realidade que ainda tem muito o que melhorar. Nesse post queremos enaltecer quem nos ajuda a fazer melhor.

Desde 2018, o Carrefour conta o apoio da AMPARA Animal para realizar suas ações em defesa dos animais. Em atividade desde 2010, a AMPARA atua como uma “ONG Mãe”, ajudando e distribuindo recursos como ração, material médico e auxiliando em eventos de adoção para 450 abrigos cadastrados. Com o Carrefour Brasil, a AMPARA esteve presente em diversos eventos, e nos ajudou com a doação de 24 mil kg de ração, no resgate de mais de 6 mil animais em situação de risco. Apoiamos também a campanha #ViraLataSemFome, com a doação de R$ 100 mil em julho, e convidamos você a ajudar também adquirindo as máscaras de proteção personalizadas, que terão parte do lucro revertido para ações da AMPARA.

Além de todo esse esforço, a parceria com a ONG também ajuda o Carrefour através de conhecimento de quem vive e respira o mundo animal. Conversamos com a presidente da AMPARA, Juliana Camargo, que nos contou sobre as ações da instituição, a importância da parceria com o Carrefour Brasil e o cenário de apoio aos animais no meio de uma pandemia:

Carrefour pelos Animais: Oi Juliana, tudo bem? A gente queria começar esse papo falando de experiências e eventos bacanas que marcaram essa história
Juliana Camargo: Gostaria de citar 2 especialmente. A exposição Sinta na Pele, que nos ajudou a colocar em prática um conteúdo importantíssimo sobre as mais diversas formas que os animais que trabalhamos são submetidos. Foram 12 temas reapresentados por artistas renomados, que emprestaram sua imagem para fazer reverberar a nossa causa.


E o PetDay com estreia do Mundo Animal de Bibi (projeto também apoiado pelo Carrefour através de incentivo fiscal), nosso desenho animado que ensina de forma lúdica as crianças a crescerem conscientes a respeito dos tratos com os animais, e amor pelo meio ambiente.

CRF-A: Como foi o trabalho de estruturação feito pela AMPARA para o Carrefour?
JC: A AMPARA Animal veio para trazer um olhar mais humano para a questão dos conflitos entre empreendimentos e animais errantes. Com nosso expertise, avaliamos loja a loja, e traçamos planos de conscientização e controle ético de animais. Foram criados protocolos para prevenção, tratamento e acompanhamento para mensurar o impacto positivo.

CRF-A: Quais os próximos passos da AMPARA e o que se pensa em termos de auxílio para dar um lar para os animais?
JC: A AMPARA acaba de completar 10 anos de existência. Temos uma grande e sólida história que não trouxe experiência e conhecimento de causa para que pudéssemos escolher aquilo que é mais efetivo para salvar vidas.


Na parte de cães e gatos, foco será intenso na educação e no controle populacional. Essas medidas, aliadas a propostas de advocacy em políticas públicas é que de fato irão ajudar a diminuir o número de animais nas ruas.

CRF-A: Como a AMPARA enxerga o ano de 2020 e a situação de ações de ajuda voluntária?
JC: A pandemia do Coronavírus nos relevou uma crise enorme. Quando existe uma crise, as ajudas para as causas são as primeiras a serem cortadas, tanto de pessoa física quanto de empresas.
Nos deparamos com animais nos abrigos sem terem o que comer, literalmente morrendo de fome.


Por isso lançamos a campanha Vira-lata sem fome, com o intuito de levantar doações de ração para alimentar esses animais que perderam suas ajudas.


Na contramão disso tudo, o apoio do Carrefour foi fundamental para que conseguirmos passar pela crise e reestruturar as doações.
Foram doados 100 mil reais em ração para encher as barriguinhas de quem mais precisa, e foi uma satisfação imensa ter podido sanar a fome de animais carentes.