Exercícios para fazer com o seu pet

Praticar atividade física é algo que proporciona bem-estar e melhora a qualidade de vida de todo mundo. E com os animais de estimação isso não é diferente. Definição do condicionamento físico, perda de peso e prevenção de doenças são alguns benefícios que o seu pet merece, então que tal aproveitar para exercitá-lo? Garantimos que até você vai gostar de se mexer.

O Carrefour Pelos Animais preparou algumas atividades que donos de cães e gatos podem fazer, mas, em tempos de covid-19, é sempre bom avisar: fique atento aos procedimentos de higiene e, se sair de casa, sempre use a máscara de proteção!

– Jogar e pegar

Um clássico que todo cachorro adora! Jogar o objeto preferido do seu animal para que ele vá correndo pegar é algo que todo mundo já fez, então que tal fazer disso uma atividade física para ele? Para testar mesmo o condicionamento do seu animal, você pode fazer duas séries de ‘cinco jogadas’, e ir aumentando a cada quatro dias. Ou seja, depois de quatro dias, você adiciona mais uma rodada, e assim por diante. O bom é que essa brincadeira pode ser muito bem feita dentro de casa, é só tomar cuidado para não derrubar nada!

– ‘Pescaria’

Amarrar um brinquedo na ponta de uma vara é algo que com certeza vai chamar a atenção tanto do seu cachorro, ou, do seu gato. A gente recomenda, para potencializar o gasto de energia, que você faça essa brincadeira algumas vezes por dia, por pelo menos 5 minutos cada vez.

– Na bicicleta

Alguns donos de cachorro com certeza já quiseram dar uma volta de bicicleta junto com o animal, então que tal aproveitar esse momento para leva-lo com você? Só é necessário ter atenção com dois pontos: garantir que a coleira esteja segura na sua mão ou bicicleta, e que ela tenha tamanho o suficiente para que possa se movimentar com liberdade. A gente pede também, mais uma vez, que você dê preferência a sair sempre usando máscara, e evite correr riscos desnecessários ou aglomerações.

Antes de começar a praticar essas atividades, preste atenção se seu pet fica muito agitado ou nervoso com a brincadeira. Procure sempre por exercícios que não estimulem a agressividade dele.

Respeite os limites do seu animal, especialmente se ele estiver acima do peso. Se sentir que ele está muito ofegante, pare e dê um tempo de descanso, ou, se preferir, continue no dia seguinte. Não se esqueça de sempre deixar a água separada para ele, afinal, todo mundo sente sede antes e depois de se exercitar, não é?

E ai? Já praticou alguma dessas atividades? Tá querendo começar? Conta pra gente aqui nos comentários e bora se mexer!