O que o seu animal de estimação não pode comer?

Quem já viu seu animal de estimação passando mal com alguma coisa que comeu sabe o desespero que se instala na alma do dono. Ficamos sem saber o que fazer, como ajudar, e muitas vezes esse problemão surge por um descuido (que a gente nem percebeu).

Por isso hoje vamos falar sobre alguns alimentos que você não deve dar para os seus animais – ou prestar atenção para que não estejam ao alcance dos bichinhos.

Será que tem alguma coisa aí no meio dessa lista que você nem sabia? Vem com a gente descobrir!

Cinco alimentos que o seu animal não deve comer

  • Leites e derivados: Humanos lidam bem com a digestão de lactose, pois produzem a lactase, enzima digestiva, em grandes quantidades. Cães e gatos não possuem esse benefício, e o consumo desses produtos pode causar crises de diarreia e vômito nos bichinhos
  • Chocolate: Esse talvez você já tenha ouvido falar. Por conta da teobromina, um derivado do cacau, o consumo de chocolate pode levar os animais a desenvolver um sério mal-estar, e até ao óbito. Muito cuidado para não deixar isso ao alcance deles!
  • Frutas cítricas: A acidez desses alimentos pode causar problemas ao sistema digestivo dos animais, e por isso, seu consumo não é recomendado. Frutas no geral podem ser uma boa fonte de alimentação para eles, mas é bom se certificar, por exemplo, se ela não possui caroços com os quais os animais podem se engasgar.
  • Alho e cebola: O tempero clássico da alimentação brasileira não cai nada bem no estômago dos bichinhos. O alho é capaz de causar irritação no estômago dos animais, e a cebola é perigosa por conta do tiossulfato, que pode causar anemia.
  • Doces em geral: O consumo de doces por parte dos animais não é recomendado não só por conta da possibilidade de causar diabetes, mas também pelo fato de que, no geral, esses são alimentos muito pobres nutricionalmente, podendo levar à obesidade, que por sua vez possui uma série de doenças e complicações relacionadas.

Alimentar-se com qualidade é uma parte importante também da rotina dos nossos animais de estimação. O Carrefour Pelos Animais recomenda que você sempre tome muito cuidado na hora de selecionar os alimentos que o seu animal vai consumir, e dê preferência para aqueles que são feitos especialmente para eles.

Teve dúvidas? Não hesite em conversar com o seu veterinário e, se necessário, buscar o tratamento necessário.

Você gostou dessa matéria? Então vem conferir as dicas para escolher a melhor ração para o seu pet!