Os benefícios da acupuntura para animais idosos

Com os avanços na Medicina Veterinária e uma maior conscientização dos tutores, evidenciamos o aumento da expectativa de vida dos animais domésticos nos últimos anos.

Junto a isso observamos um aumento significativo de enfermidades relacionadas à senilidade. Entre elas doenças ósseas, hormonais, oftalmológicas e cognitivas.

Diante desse cenário foram conduzidos diversos esforços em busca de tratamentos eficazes, não invasivos que promovam melhora na qualidade de vida e a diminuição dos efeitos colaterais frequentemente observados ao longo dos tratamentos tradicionais.

As terapias integrativas como a acupuntura têm conquistado cada vez mais espaço na Medicina Veterinária devido sua ampla aplicação

 e eficácia. Tomando como base a Medicina Tradicional Chinesa, trabalha – se o indivíduo como um todo através de análise e fechamento de padrões previamente observados através dos tempos pelos estudiosos da técnica.

Os animais com idade avançada sofrem a diminuição de sua energia vital conhecida como “Qi” e devido a isso muitos apresentam padrões energéticos desarmônicos que predispõem o surgimento de doenças.

Essas doenças podem ser solucionadas através da aplicação dessa terapia milenar cujos os efeitos foram comprovados cientificamente por meio de mudanças nos padrões energéticos nas regiões onde foram inseridas as agulhas e aumento da produção de substâncias anti-inflamatórias e analgésicas pelo organismo tratado.

O tratamento é realizado através de sessões e podem ser utilizados além das famosas agulhas, sementes, ervas medicinais, alimentos com propriedades terapêuticas e aparelhos de laser e eletroterapia, entre outros.

Procure sempre um profissional qualificado para a indicação e execução da terapia mais adequada.

No caso da acupuntura em animais somente os médicos veterinários especializados na técnica podem aplica-la, garantindo assim a eficácia do tratamento e a saúde de seu companheiro de quatro patas.

Escrito por Daniela Herrera Paarmann – Médica Veterinária especializada em Acupuntura (danielaherrera_vet@yahoo.com.br)
CRMV/SP – 35446