Por que cães e gatos comem grama?

Quem tem um animal de estimação provavelmente já viu essa cena: o bichinho se sente um pouco mal, aparenta uma tristeza e, assim que avista um pedaço de grama, vai logo comê-la. Mas você sabe o motivo que faz com que gatos e cachorros sentem ‘desejo’ por comer grama?

A boa notícia é que a sabedoria popular está aliada com conhecimento veterinário: é comum ouvirmos que o animal está comendo grama pois sente algum desconforto estomacal. E, pelo que afirmam os veterinários, é esse justamente o caso.

Normalmente, o animal come grama buscando alguma melhora na digestão. As folhas possuem fibras que auxiliam na digestão, mas é bom ficar de olho mesmo assim. Muitas vezes o comer grama pode vir acompanhado de vômitos, perda de apetite, diarreia ou desânimo.

Por isso, fique de olho em quantas vezes seu animal está ingerindo as folhas. Se for um comportamento constante, isso pode indicar algum problema de saúde e um veterinário deve ser consultado assim que possível.

Profissionais veterinários relacionam o comer grama com alguns problemas como desidratação, má nutrição, verminoses e cólicas abdominais. Para ter certeza do diagnóstico correto, recomendamos que você converse sempre com o profissional que cuida da saúde do seu animal.

Garantir que todas as vacinações do seu animal estejam em dia, garantir uma dieta equilibrada, com fibras, e incentivar a prática de exercícios são ações necessárias para proteger a saúde do bichinho.