Por que o Abril Laranja é importante?

Criado pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA), o Abril Laranja tem como objetivo a defesa da causa animal através da conscientização dos donos e de todas as pessoas.

Entendemos que os cuidados aos animais não devem ficar limitados a apenas um mês do ano, mas queremos frisar o papel de cada um na defesa pela causa animal. Maus-tratos a animais domésticos ou silvestres é um crime previsto no artigo 31 da Lei Federal nº 9.605/98, cuja pena pode variar de três a um ano de reclusão, mais o pagamento de multa. A Câmara dos Deputados aprovou um texto, no fim de 2019, que endurece a lei, prevendo de dois a cinco anos de reclusão. A mudança foi encaminhada para o Senado, que ainda está analisando o texto.

O Carrefour Pelos Animais acredita que todos somos responsáveis pela fiscalização dessa lei, e agir em casos de maus-tratos é simples: ao saber de um caso, qualquer pessoa pode acionar a Polícia Militar através do telefone 190. Para quem mora em São Paulo, também existe a possibilidade de contatar a Delegacia Eletrônica de Proteção aos Animais (DEPA), onde você pode fazer denúncias de casos. O serviço é válido para todo o estado, e você pode acessar o site da DEPA clicando aqui.

Mas atenção: nem as autoridades nem o governo são, necessariamente, obrigados a acolher o animal resgatado. Se você puder, encaminhe o bichinho que encontrou abandonado para um lar temporário ou definitivo.