Por que os gatos ronronam?

O ronronar dos gatos é uma de suas características mais marcantes. O som é comum e aparece em todos felinos. Ou seja: onças, tigres, leopardos e outros também ronronam. Mas quais os motivos pelos quais você deve prestar atenção no tipo de ruído que seu gato emite? Por que ronronar nem sempre pode ser significado de saúde e alegria?

Emitido pela dilatação dos músculos da laringe dos felinos, o ronronar pode ser usado, além de expressar alegria e contentamento, para reconhecer ou demarcar novos territórios, ou assinalar situações de estresse para o animal.

Para as situações mais carinhosas, poucas causam tanto conforto quanto um gato que, enquanto dorme no seu colo, ronrona prazerosamente. Esse relaxamento causa reflexos até mesmo em nós, seres humanos: relações de amor com animais causam a diminuição da pressão arterial e nos deixa mais calmos.

É sempre bom ficar atento a outros sinais, e se os barulhos são frequentes, ou possuem algum gatilho que os dispara. Às vezes, o ronronar pode significar algum problema ou dor, e são esses alertas que devemos reparar.

Por último, existem personalidades e personalidades para os animais: assim como existem pessoas que são mais ‘tagarelas’, também temos felinos mais ou menos expansivos. O importante é saúde e bem estar.